Roubo de identidade


 Entre mundo online e offline, grande parte das crianças e adolescentes já vivenciaram situações em que alguém agiu de forma ofensiva ou que lhes chateou em algum momento de suas vidas . Dados revelam que o bullying virtual ocorre principalmente em forma de ameaças e propagação de calúnias. Os dados são da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2014.
Diferentemente de outros países, o cyberbullying não é categorizado no Brasil como crime digital. Mas a ação sempre está vinculada a algum outro crime já previsto na Constituição. Assim, ofensas podem se configurar como crimes contra a honra (calúnia, difamação e injúria); alguns comentários podem ser considerados instigação ao suicídio e invasão de dispositivos e roubo de dados estão sujeitos à Lei Carolina Dieckmann, nº 12.737/12.


Como prevenir e abordar o tema
 
Para evitar a propagação do cyberbullying, é necessário trabalhar o olhar sobre o outro. Filmes, textos, pesquisas e projetos sobre o tema podem gerar discussões em sala e melhorar a percepção e o comprometimento sobre o coletivo , assim promovendo discussões voltadas ao tema , deixando o docente a vontade para expressar suas emoções conflituosas. Se alguém está sendo isolado ou se isolando, pode ser um indício de que algo está acontecendo com a turma.
Se alguém está sendo isolado ou se isolando, pode ser um indício de que algo está acontecendo com a turma. Faltas excessivas, silêncio fora do comum e dores inexplicáveis também podem ser sintomas de que alguém está sendo constrangido ou intimidado pelos colegas. O diálogo pode resolver grande parte do conflito. Mas, para isso, não se esqueça de ouvir os dois lados da história.

Mediadores de conflitos
Uma opção para engajar as crianças e os adolescentes é fazer com que eles mesmos sejam mediadores de conflito. Alguns alunos podem se sentir mais confortáveis falando com alguém de sua idade

O que fazer nos casos extremos
A escola deve propor responsabilizações não com a intenção de apenas punir os praticantes, mas no sentido de reparar o mal. Nos casos de cyberbullying, as informações publicadas sobre as vítimas devem ser retiradas do ar e, em casos de calúnia, desmentidas. Portanto , é fundamental a relação escola , professor, pais e alunos estarem conscientes de que o cyberbullying é um problema real na sociedade contemporânea . É de imediato , prevenir a criança e o adolescente de futuros problemas e assim criar um ambiente escolar saudável e seguro para todos . 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HQ: roubo de identidade digital